Empresas que já utilizam em seus projetos afirmam a melhoria na produtividade
Você conhece o BIM? Significa Modelagem de Informação da Construção e é o processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitada por uma plataforma na nuvem, a metodologia integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento até à construção.
O BIM é uma metodologia já utilizada em muitos países e seus recursos permitem resolver os grandes desafios da área. Problemas de comunicação, gestão e coordenação ineficientes, ineficácia no planejamento e não compatibilização de projetos são minimizados e passam a ter uma resolução rápida e assertiva com essa adoção.
O Sistema Fiep oferece, por meio da equipe BIM do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, uma consultoria especializada e apoio às empresas na implantação e implementação dessa estratégia.
Segundo Juliana Paiola, supervisora de Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, o BIM já é uma realidade no mercado e é fundamentado em três pilares estratégicos, que são as Tecnologias, Processos e Políticas.
A metodologia emprega tecnologia nos processos envolvidos na criação, utilização e atualização de um modelo digital único alimentado com informações gráficas e não gráficas, que serve de fonte de consulta para que todas as pessoas envolvidas no empreendimento trabalhem de maneira integrada e colaborativa em todo o ciclo de vida da obra.
“Ao colocarmos o BIM na prática, é possível perceber que o modelo digital prévio permite que problemas sejam antecipados e soluções discutidas entre todos os envolvidos. Entre os principais ganhos visualizados até então estão a comunicação mais precisa, a minimização de erros, retrabalhos evitados, diminuição de desperdícios, orçamentos mais assertivos e planejamentos mais eficientes”.
Leia mais: https://encurtador.com.br/bntIY