Com 250 mil metros quadrados de área construída, galpão logístico do Grupo CB será instalado em um terreno de 800 mil²

01022024 mgm

A Icon Realty, braço imobiliário do Grupo CB, que pertence ao empresário Michael Klein, está investindo cerca de R$ 1 bilhão em seu segundo galpão logístico no município de Cajamar, na Grande São Paulo. O empreendimento de alto padrão e com localização estratégica vem se somar aos mais de 300 imóveis sob administração da Icon Realty, localizados no Brasil, Estados Unidos e Europa. Destes, 11 são galpões logísticos que totalizam uma área de 875 mil m² locados para indústrias, empresas de varejo e do setor automotivo.

“O novo empreendimento será construído nos mesmos moldes do que já temos na região, o Icon Realty Cajamar 1”, afirma Michael Klein. Totalmente locado desde a finalização das obras, no fim de 2020, o condomínio logístico de 78 mil m² contempla padrões ESG com iluminação 100% natural durante o dia, contribuindo para o conforto térmico, 4,2 mil placas para geração de energia solar, estação de tratamento de água de reuso e de esgoto, e mais de 70 mil m² de mata preservada.

A região, na Grande São Paulo, ficou conhecida como a ‘Faria Lima do galpão logístico’, numa alusão à avenida da capital paulista que concentra empresas do setor financeiro. Às margens da rodovia Anhanguera e a cerca de 40 quilômetros do centro da capital, concentra centros de distribuição de alguns dos gigantes do comércio online e de outros setores.

Expansão Last Mile

Até o fim de 2023 o empresário acrescenta à sua carteira um espaço logístico para atender centros de distribuição urbanos no padrão last mile, de fácil acesso e com infraestrutura completa. Localizado em Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, tem aproximadamente 10 mil m² de área construída, em um terreno de 24 mil m². “É o nosso primeiro ativo construído para atender a demanda conhecida como last mile, que por sua localização possibilita entrega em poucas horas”, explica Klein. O empresário investiu cerca de R$ 50 milhões no galpão e planeja construir mais dois no mesmo modelo na região.

O setor de galpão logístico registrou grande expansão nos últimos anos, com o boom do comércio eletrônico, especialmente durante a pandemia da Covid-19, e mantém a trajetória. No primeiro semestre deste ano, o setor adicionou 460 mil m² de áreas para produção, armazenagem e transporte de produtos no país, de acordo com consultorias especializadas. Em 2022, foram 2,5 milhões de m² em condomínios logísticos de alto padrão. Mesmo assim, a taxa de vacância (área disponível em relação ao total) está em torno de 10%, um dos mais baixos índices na série histórica.

 

Info de Mercado&Tech