yellow hard hat construction site

Após a conclusão da obra, ou mesmo durante sua execução, podem surgir defeitos em sua estrutura e acabamento, que comprometem a qualidade, o uso ou até mesmo a segurança dos usuários.

Estes problemas surgem também devido ao mal uso ou à falta de manutenção apropriada.

A constatação e diagnóstico desses problemas, bem como a identificação de causas e responsabilidades, é o objetivo da perícia de obras, possibilitando a definição clara das soluções técnicas e economicamente viáveis.

O processo envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos. Com isso, o exame especializado pode incidir no planejamento, projeto, obra em execução ou concluída, visando apurar, principalmente, as causas do evento em estudo.

Em outras palavras, a perícia irá apontar os problemas existentes em determinada obra, classificar quanto ao risco inerente e necessidade de intervenção, e identificar as possíveis causas e responsabilidades.

O trabalho pericial é em muito facilitado pela existência de vistoria ou inspeções anteriores, para que se possa delimitar previamente o escopo da perícia, bem como as necessidades do perito para o correto estudo e compreensão das causas e responsabilidades inerentes ao referido problema.

O laudo pericial em obras deve ser usado usualmente, quando alguma edificação apresentar alguma patologia, seja ela no sentindo estrutural, elétrica ou hidráulica, demonstrando que algum sistema está em processo de falência ou que de alguma maneira pode evoluir para uma circunstância mais grave, é exigida a elaboração de um laudo de Perícia de Obras.

O laudo pericial é composto por: coleta de informes gerais (extrínsecos) – geográficas, climáticas, ambientais, região, vizinhança, urbanização, melhoramentos públicos, usos, costumes e outros; coleta de informes específicos (intrínsecos) – projetos, especificações, manuais técnicos, normas técnicas e legislações pertinentes, e outros; vistoria – constatações gerais e específicas do evento em estudo; inspeção – análises gerais e específicas do evento em estudo; ensaio – pesquisas das especificações dos materiais relativas ao evento.

Para isso, é necessário contratar uma empresa especialista no assunto que preste serviços de engenharia desde Auditoria em Obras, até Perícia em Obras, Verificação Independente e Fiscalização de Obras.

 

Fonte: https://bit.ly/3lvIZhF