Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial do Habitat? Há décadas essa data é comemorada no mundo todo.Neste artigo falaremos um pouco sobre como começou.
Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial do Habitat?
Pois é, mesmo não sendo tão conhecido quanto muitos feriados e datas comemorativas de nosso calendário, o Dia Mundial do Habitat já é comemorado há décadas pelo mundo inteiro.
Neste artigo falaremos um pouco sobre essa data e como ela começou.
Como o Dia Mundial do Habitat começou?
Desde outubro de 1986, na primeira segunda-feira do mês de outubro é comemorado o Dia Mundial do Habitat e a ideia começou com a ONU.
Habitat é o nosso refúgio, o lugar onde vivemos e no qual temos acesso aos elementos essenciais para nossa sobrevivência, como a água, ar e alimento. Porém, com o crescimento desenfreado das cidades, parte da população ficou sem acesso aos habitats.
O objetivo é que nesse dia possamos refletir sobre o estado de nossas cidades, o acesso à moradia adequada e como cuidamos de nossas cidades para as gerações futuras. E essas reflexões são extremamente necessárias.
De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 5 milhões de moradias irregulares. Ou seja, são 5 milhões de casas em favelas, invasões, grotas, comunidades, vilas, loteamentos irregulares e afins que não tem acesso a serviços públicos essenciais, como o saneamento básico e eletricidade. Quase um quinto dessas moradias estão localizadas nos Estados do Norte do Brasil.
Na publicação, o IBGE ressaltou:
“As características que subsidiam a classificação da categoria geográfica dos aglomerados subnormais apontam para áreas de precariedade no acesso a serviços básicos e na infraestrutura social”
Os moradores dessas habitações irregulares são famílias carentes com pouco poder aquisitivo que encontram dificuldades para pagar aluguel ou adquirir uma moradia em bairros estruturados. A alternativa que encontram é ocupar terrenos de terceiros e gradativamente os transformá-los em favelas e comunidades, onde o aluguel é baixo.
Assim, surgem bairros sem infraestrutura nos quais não há pavimentação, energia elétrica, rede de esgoto, postos de saúde, escolas ou policiamento.
Além da data, a ONU também criou o Centro de Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que atuam na busca pelo direito de moradias dignas para todos e busca melhorar as condições de trabalho e de vida das famílias carentes.
Em parceria com a ONU-Habitat, o Colab está lançando a 3ª Edição da Consulta Cidades Sustentáveis e convidamos você a avaliar como a sua cidade está melhorando para oferecer moradias dignas para todos.
Ao final, você conseguirá ver um gráfico que ilustra a percepção de outras pessoas da sua região sobre esse assunto.
Cuidar de nossos habitats também é cuidar de nossas cidades. Participe!
Fonte: https://bit.ly/3e9RdMe